Translate

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Somente quando a Fé estiver em questão

Arcebispo Lefebvre na cidade de Phoenix, EUA, dando uma Primeira Comunhão em 1983
Fonte: SSPX, District of the USA

Por: SSPX, District of the USA (FSSPX, Distrito dos EUA), 12 de junho de 2017
Tradução: Traditio Catholicae
___________________________________________________________________________
Conferência do Arcebispo Lefebvre de 1983 em Ridgefield

Em 24 de abril de 1983, o Arcebispo Lefebvre deu uma conferência aos seminaristas do Seminário Santo Tomás de Aquino em Ridgefield, Connecticut. O contexto era a oposição de nove sacerdotes (apenas um ordenado) e alguns seminaristas que haviam desobedecido as instruções de Sua Excelência em seguir os livros litúrgicos de 1962.

Apesar da desobediência à sua diretiva, o Arcebispo tentou argumentar com eles, mas acabou sendo obrigado a expulsá-los da Fraternidade São Pio X por uma obstinada recusa em obedecer a seu superior.

Como a oposição tinha sido liderada pelo ex-reitor do seminário, o Arcebispo Lefebvre decidiu com prudência adiar as ordenações do diaconato que estavam programadas para esse ano. Ele queria garantir que os futuros diáconos seguissem voluntariamente a política da FSSPX em relação aos livros litúrgicos a serem usados.

Durante a conferência, ele explicou seu motivo para decidir sobre os livros litúrgicos de 1962 e o princípio em que se baseou, pedindo aos futuros diáconos que considerassem isso e, assim, determinassem sua decisão se pretendessem permanecer membros fiéis da Fraternidade São Pio X .

Apresentamos aqui três extratos da conferência descrevendo a atitude exemplar do Arcebispo Lefebvre e a resposta firme ao lidar com o passado evento histórico da FSSPX.


Extratos da conferência do Arcebispo Lefebvre
Qual é o primeiro princípio para saber o que devemos fazer nesta circunstância; nesta crise na Igreja? Qual é o meu princípio?
O princípio da Igreja é o princípio de Santo Tomás de Aquino. Não é minha escolha; não é o meu favor; não é o meu desejo pessoal ... Não sou nada ... Eu apenas sigo a doutrina da Igreja. Esta doutrina é exposta por Santo Tomás de Aquino.
Então, o que Santo Tomás de Aquino diz sobre a autoridade na Igreja? Quando podemos recusar algo da autoridade da Igreja?
Princípio: somente quando a Fé estiver em questão. Somente neste caso. Não em outros casos ... somente quando a Fé está em questão ... e isso é encontrado na Summa Theologica (II II Q.33, a.4, ad 2m): a resposta de S. Tomás é que não podemos resistir à autoridade; devemos obedecer:
1. "Sciendum tamen est quod ubi immineret periculum fidei." Periculum fidei, i.e, (ou seja), o perigo à nossa fé ... 
2. "etiam publice essent praelate a subditis arguendi.", ou seja, o subordinado pode se opor à autoridade se a Fé estiver em questão ("periculum fidei");
3. "Unde et Paulus, qui erat subditus Petro, propter imminens periculum scandali circa fidem, Petrum publice arguit”, ou seja, São Paulo se opôs a São Pedro porque havia um perigo para a fé (cf. Gálatas II, 11).
Esse é o princípio (de Santo Tomás), e não posso abrigar outro motivo para resistir ao papa ... é muito sério se opor ao papa e à Igreja. É muito grave, e se pensarmos que devemos fazer isso, devemos fazê-lo (resistir ao Santo Padre) apenas para preservar a nossa Fé, e não por qualquer outro motivo.
Agora devemos fazer uma aplicação do princípio. Para mim, penso que a reforma litúrgica do Papa João XXIII não tem nada contra a Fé. Você pode tomar o Pontificale, o Rituale, o Breviário, o Missal Romano, e ... o que há nesses livros do Papa João XXIII que seja contra a Fé? Nada! E assim [num tom urgente]: ... Não posso recusar este livro (do Papa João) porque ele é o Papa e o Papa me deu esse livro (e devo obedecer).
É outra coisa com a reforma do Papa Paulo VI ... neste livro da reforma do Papa Paulo VI há um perigo muito grave para a minha Fé ... é precisamente Periculum Fidei. Então eu recuso, porque o ecumenismo é a ideia e o motivo desta reforma ... e este ecumenismo ... eles dizem a si próprios, o Papa Paulo VI, Bugnini, etc., todos dizem que o motivo de sua reforma é o ecumenismo, e esse ecumenismo tira todas as coisas (católicas) que são desagradáveis ao protestante.
(...)
Algumas pessoas abandonam a Fraternidade à esquerda (ou seja, movendo-se para a esquerda) e alguns a abandonam se movendo em direção à direita.
Aqueles que abandonam a Fraternidade à esquerda, agora usam o rito da Missa Nova ... são progressistas ... eles não são mais contra o progressismo.
Aqueles que nos abandonam à direita, para eles, não há mais nenhuma relação com Roma, não há mais relação com a Igreja, e eles procuram (por um papa em outro lugar) ... como no caso do Pe. G--, onde ele foi para a Espanha para ver se o famoso Palmar De Troya [um culto cismático "tradicionalista" na Espanha que elegeu seu próprio "papa" - Ed.], Ou seja, Clemente ... ele foi lá para ver se Clemente é o verdadeiro papa! Porque tais sacerdotes (que abandonam em direção à direita) procuram por autoridade; (por natureza) eles não podem permanecer sem autoridade ... porque eles não têm nenhuma ... não têm nenhuma.
(...)
Esta situação é muito triste porque pensei que estava ajudando meus sacerdotes (desde que eu lhes dei) todas as minhas orações, todo meu espírito, todo meu coração.
Eu dei tudo isso a esses sacerdotes ... ["Os Nove" que foram expulsos - Ed.] e fizeram um bom trabalho ... Mas é uma pena agora ... o que acontecerá com os fiéis? ... os pobres fiéis, se eles sabem que cinco ou seis ou sete sacerdotes não são mais membros da Fraternidade São Pio X?
O que aconteceu? Eles ficarão perplexos ao saber que é verdade, esses sacerdotes não são mais membros da Fraternidade ... [com grande angústia e dor de cabeça]; ... é muito triste, muito triste para os fiéis. Conheço esses fiéis americanos ... eles são pessoas muito boas ... e agora ... o que posso fazer?"
Talvez seja minha culpa, porque esperei muito tempo ... se eu tomasse essa decisão há três ou quatro anos, talvez a situação não fosse tão grave quanto agora. Mas talvez eu seja muito indulgente, muito tolerante, muito bom para eles, porque não gosto de ir contra meus irmãos, meus sacerdotes.
Então eu os tolerei ... Pensei que talvez no próximo ano, ou algum tempo, as coisas mudassem ... mas verdadeiramente nada mudou ... não está melhor ... na verdade as coisas pioraram com o tempo.
Assim, devemos rezar ... devemos rezar.
Espero que, lentamente, lentamente, possam retornar ao bom caminho, no bom progresso do seminário ... e espero poder dar-lhes a ordenação. Precisamos de sacerdotes ... mas não precisamos de sacerdotes que desobedecem, não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário